quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Itacaré; a Jamaica Brasileira



Itacaré é um paraíso privilegiado não somente pelo sol que aquece o ano inteiro mas também, por sua beleza natural preservada.
Em 26 de Janeiro o vilarejo completou 285 anos, no entanto nem sempre foi este ponto turístico que reune pessoas do mundo todo. Há poucos anos atrás não existia asfalto na cidade e apenas em meados de 1995 foi conceituado como APA internacional.
Por muitos anos Itacaré esteve estagnada em seu desenvolvimento, o que não deve ser visto como ponto negativo, tendo em vista que o lugar foi preservado e com isto evitou-se que houvesse uma exploração de sua riqueza natural.
Hoje em dia a praia é definida pelo morador Audi, proprietário do restaurante Timbocaki na praia da Ribeira, como "uma rosa que está desabrochando para o mundo". Para ele os turistas vão para lá em busca de liberdade.
Là o empresário, o artesão e o turista estão todos de pé no chão e simplesmente banhando no mesmo mar, são todos iguais. Essa inexistencia de hierarquia é o que motiva os nativos à dividirem o seu paraíso com o mundo.

Impressões: Os nativos são pessoas de coração puro e humilde. Valorizam a sua terra e a respeitam. Fazem questão de preservar o local e utilizam da união para evitar que a busca por lucros gere a exploração (destruição) do meio ambiente. Conhecedores e Phd´s em sua fauna e flora tem um conhecimento rico quanto a natureza. Embora não de forma teorica, todos tem uma visão inata de sustentabilidade.
Prezam por um turismo sustentavel onde os turistas possam vivenciar o local e contribuir para um desenvolvimento sustentavel da cidade.

Nenhum comentário: